terça-feira, 26 de abril de 2011

.: Fake em Redes Sociais :.




Qual o significado?
Segundo o Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fake

Fake ("falso" em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário. Fake é um termo usado em relação também aos jogos, por exemplo, quando são falsos e nada está contido lá dentro. Para isso, são usadas identidades de famosos, personagens de filmes, desenhos animados, animes e até mesmo de pessoas conhecidas do dono da conta. Como não se sabe a identidade real do usuário, é comum chamar o seu perfil de fake.
De maneira geral, os fakes são comumente encontrados em sites de relacionamento (como o Orkut), mas também existem em serviços de mensagem instantânea (como o MSN Messenger) e fóruns. Uma das finalidades de um fake é dar opiniões sem se identificar, evitando constrangimentos ou ameaças pessoais ao opinante, mas sua maior finalidade é uma segunda vida, como um RPG....”

Como um fake pode interferir em meu casamento?

As redes sociais hoje em dia fazem parte de nossas vidas, é um ponto de encontro para se discutir assuntos em comuns, trocar experiências e conhecer pessoas, para isso existem as comunidades e grupos, é possível encontrar “n” comunidades sobre casamento onde as noivas se ajudam para que tudo saia perfeito em seu grande dia, existem pessoas que são capazes de enganar, onde criam fakes de noivas e induzem aos outros a fecharem contratos com esse ou aquele profissional, formando uma armadilha. Apenas no grande dia (casamento) a noiva vai perceber que aquele profissional tão recomendado não é aquilo que ela esperava.

Como identificar um fake?

Não é simples identificar um usuário falso nas redes sociais, pois alguns são bem discretos e bem montados, com fotos, descrição e “amigos”, mas na grande maioria é nítido, por exemplo:

 - um usuário que defende constantemente um determinado profissional específico;
 - usuários que mudam o assunto para divulgar um profissional;
 - a pessoa ser insistente em indicar alguém;
 - cerimonial, buffet, fotografo, músicos e etc, não são times de futebol para serem defendidos até a morte, rsrsrs;
 - quando se usam nomes em perfis que camuflam a identidade, como: noivinha;
 - usuários que não interagem com sua rede “amigos”, ou seja, o perfil existe apenas para uma finalidade, postar comentários em fóruns específicos (no caso casamento) para divulgarem determinados profissionais e segmentos; e
 - tentar conversar com o suspeito de fake pelo MSN ou pessoalmente. (pelo MSN não é 100% seguro).

As redes sociais podem ajudar e muito, mas precisamos ter cuidado com relação a procedência das informações e/ou  ajuda que está recebendo, pois infelizmente algumas pessoas tem em sua índole vocação para enganar, por isso vemos vários tipos de golpes por ai, no telefone, na rua, na porta de casa, de familiares e por ai vai, nas redes sociais não seriam diferentes, pois lá essas pessoas estão muito bem protegidas pelos seus “pseudônimos” criados, com isso sua incidência é muito maior, tornando-se comum.

Dica: Visite pessoalmente os grandes profissionais da área e seus eventos, comparando os serviços, atendimentos e preços, de acordo com o que você deseja, sem se influenciar por terceiros, pois o casamento é o grande dia dos noivos e tem que sair como eles tanto sonharam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário